sexta-feira, 10 de maio de 2013

Alterações Ensino Básico - Próximo Ano Lectivo


"
......

"Todo o período diário será dividido em duas partes, uma primeira assegurada pelo ministério até às 16:30, e outra parte designada por AEC, que será assegurada pelas várias entidades promotoras que já estão previstas neste momento. As famílias não terão que pagar pelas AEC e a inscrição continua a ser facultativa", resumiu o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.

Actualmente as AEC consistem num período de duas horas, entre as 15:30 e as 17:30, preenchido por actividades como inglês, educação física, entre outras, assegurado pelos municípios.

......

No final da reunião que decorreu esta tarde no Ministério da Educação e Ciência (MEC) com a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), o Secretário de Estado afirmou que com esta alteração ao modelo a hora entre as 15:30 e as 16:30 passa a ser responsabilidade do ministério, vai centrar-se no estudo acompanhado e será assegurada por professores.

Esses professores, acrescentou, poderão ser docentes em situação de horário-zero (sem componente lectiva atribuída), "numa lógica de preenchimento de horários", uma situação que actualmente já acontece "pontualmente".

João Grancho referiu ainda que a matriz curricular do 1º ciclo se vai manter inalterada, podendo apenas haver lugar a uma "adaptação das áreas disciplinares" devido ao reforço do estudo acompanhado.

.....

"O MEC está empenhado em reforçar o acompanhamento ao estudo dos alunos, numa perspectiva do sucesso escolar. As AEC ficarão num plano que será feito ao nível dos agrupamentos, mas numa oferta idêntica ao que tem acontecido", declarou Jorge Ascensão.

"

Sem comentários:

Enviar um comentário