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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS
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Pedidos de matrícula para 2013 – 2014
Pré-escolar e 1.º ano de escolaridade
Com vista à matrícula na educação pré -escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, o pedido de matrícula deve ser efetuado, via Internet, pelos encarregados de educação, na aplicação informática disponível no Portal das Escolas em www.portaldasescolas.pt com o recurso à autenticação através de cartão de cidadão, entre o dia 15 de abril e o dia 15 de junho.
Para proceder ao pedido de matrícula no ensino pré-escolar ou no 1º ano de escolaridade são necessários:
- Cartão de cidadão do encarregado de educação e do seu educando e respectivos PINs de autenticação. Estes PINs (códigos de 4 dígitos) constam do envelope contentor do cartão de cidadão aquando da sua recepção.
- Ligação à internet.
- Leitor USB de Cartão de Cidadão, o qual pode ser adquirido nas lojas do cidadão ou num estabelecimento comercial
Os encarregados de educação que não tiverem condições técnicas para proceder ao pedido de matrícula electrónica na sua residência, podem dirigir-se à secretaria da Escola sede do Agrupamento (situada na Escola Secundária D. Pedro V) para proceder à matrícula electrónica do seu educando, com o auxilio de um funcionário, fazendo-se acompanhar dos documentos abaixo indicados, no horário estipulado no quadro seguinte:
Segunda-feira
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Terça-feira
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Quarta-feira
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Quinta-feira
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9:30 h – 14h
16 h – 17:30 h
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9:30 h – 14 h
16 h – 17:30h
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9:30 h – 14 h
16 h – 17:30h
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9:30 h – 14 h
16 h – 17:30h
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Deverão apresentar fotocópias dos documentos seguintes:
- Cartão de cidadão ou B.I. do aluno ou cédula pessoal;
- Cartão de cidadão ou B.I. do pai/ mãe e do encarregado de educação (caso não seja o pai/mãe);
- Cartão de segurança social do aluno;
- Cartão de utente do aluno;
- 2 fotografias;
- Boletim Individual de Saúde atualizado (vacinas);
- Documento comprovativo da residência ou da atividade profissional do encarregado de educação, se necessário comprovar;
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória a entrega de documento assinado por ambos, a delegar poderes.
Se tiver as condições e pretender beneficiar da Ação Social Escolar deve entregar ainda:
- Fotocópia da declaração da Segurança Social com o escalão do abono de família (quem recebe abono de família tem de aceder ao site da Segurança Social, entrar com a senha atribuída aquando da prova de condições de recurso, para tirar a certidão do escalão atribuído);
- Fotocópia do número de identificação fiscal (NIF);
- Fotocópia do número de identificação bancária (NIB).
Prazos:
- Em todas as escolas do 1.º ciclo/Jardins de Infância e na sede do Agrupamento são afixadas:
- As listas provisórias de inscrição no dia 5 de julho
- As listas definitivas de admissão são afixadas no dia 29 de julho
Estas duas listas podem também ser consultadas no site http://www.dpedrov.edu.pt
no link "matrículas pré-escolar e 1.º ciclo";
Estas duas listas podem também ser consultadas no site http://dpedrov.edu.pt no
link “matrículas pré-escolar e 1.º ciclo”;
Estas duas listas podem também ser consultadas no site http://dpedrov.edu.pt no
link “matrículas pré-escolar e 1.º ciclo”;
- A partir do dia 29 de julho, os encarregados de educação dos alunos que fizeram a candidatura electrónica na sua residência e colocados numa das escolas do Agrupamento (António Nobre, Frei Luís de Sousa ou Laranjeiras) deverão dirigir-se à escola sede deste Agrupamento para entregar fotocópias dos seguintes documentos:
- Cartão de cidadão do aluno, pai/mãe e encarregado de educação (caso não sejam os pais);
- 2 fotografias;
- Boletim Individual de Saúde atualizado (vacinas).
Legislação em vigor:
Despacho n.º 5048-B/2013 de 12 de abril.
Lisboa, 16 de Abril de 2013
Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
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