ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA ANTÓNIO NOBRE E JARDIM DE INFÂNCIA DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA
DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE LISBOA
a/c. Exmo. Senhor
Dr. José Joaquim Leitão
C/c AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. DELFIM SANTOS
a/c. Presidente do Conselho Executivo
C/c COORDENAÇÃO DA ESCOLA ANTÓNIO NOBRE
Lisboa, 17 de Outubro de 2008
Exmo. Senhor Director.
Em presença, da Portaria nº 1049-A/2008 de 16 de Setembro e pelas contas feitas por esta Associação de Pais, o número de auxiliares de acção educativa deveria ser o abaixo indicado:
1. Jardim de Infância; DUAS auxiliares de Acção Educativa (em conformidade com o ponto 2.1do artigo 4º), neste momento temos apenas UMA
2. 1º ciclo do ensino básico; SEIS auxiliares de Acção Educativa (em conformidade com o ponto 2.2, alínea a) e alínea b). e mais DUAS (em conformidade com o ponto 2.2, alínea d) para a sala de ensino de apoio especializado.
Para o 1º ciclo, deveríamos ter OITO auxiliares e temos neste momento ao serviço QUATRO.
2. Anexamos cópia da acta da AssembleiaGeral de 01/10/2008, onde fica clara a posição dos pais face ao desacompanhamento existente, neste momento na Escola, face ao número insuficiente de Auxiliares.
3. Assim sendo, vem esta associação informar, que não aceita que a Escola funcione, com menos do que SEIS auxiliares, em especial, no intervalo da hora de almoço, onde se concentram cerca de 250 crianças. Membros da n/ Associação, conscientes deste problema e preocupados com esta situação, têm colaborado com a vigilância do portão e do recreio no intervalo de almoço, situação que se apresenta insustentável e inaceitável.
4. Esta situação existe desde o início do ano lectivo, pois nuns dias, vêm tarefeiras, outros dias já não vêm. Tem acontecido com alguma frequência, as crianças estarem apenas com UMA auxiliar, no período do intervalo da hora de almoço: das 12 às 14:00 horas. Tendo-se verificado situações recorrentes de violência ou acidentes, evitáveis apenas com a presença de adultos.
5. Apelamos para que este problema esteja resolvido, até à próxima 2ª feira dia 20 de Outubro. Caso isto não se verifique e na presença de um estado mediático, em que se transformou o nosso, terá esta associação que tomar outras medidas, por não considerar reunidas as condições mínimas de segurança, para que a mesma leccione e eduque os nossos filhos.
6. Esta responsabilidade deverá ser assumida por escrito, com esta associação de pais, de modo a que nos sintamos confiantes, que os nossos filhos, ficam com a vigilância assegurada e por consequência em segurança, no local onde os deixamos de manhã, para crescer física e intelectualmente.
Agradecemos a atenção ao exposto e solicitamos resolução imediata com o número MINIMO DE QUATRO AUXILIARES, nas n/ instalações entre as 12 e as 15 horas.
Atenciosamente
A Direcção
Sem comentários:
Enviar um comentário